24 de jul. de 2010

Como Crianças


A programação da tarde de sábado (17) foi marcada por um momento especial protagonizado pelo Ministério para Crianças.
De início, Hyde Flávia, coordenadora nacional do Ministério, apresentou os objetivos e a forma de trabalho utilizada para a evangelização das crianças no espaço do Grupo de Oração e de eventos, como o Congresso Nacional.
O momento prosseguiu com a apresentação de dança das crianças do Projeto “Ponto Cultural”, que desenvolve um trabalho direcionado a crianças da periferia. As crianças que participam do Congressinho também se apresentaram no palco.
Leila, do estado do Tocantins, motivou que todos a desejem o Ministério em seus Grupos de Oração e apresentou a metodologia do “Kerigma das Cores” utilizado na evangelização dos pequeninos.
Na sequência, os congressistas tiveram uma grande surpresa. Os membros do Conselho Nacional subiram no palco, marchando como soldados, “soldados com armadura do cristão” e vestidos com as roupas usadas pelos evangelizadores de crianças. Hyde ressaltou então que a criança não é o futuro, é o presente, a certeza de que Deus está no meio de nós!
Marcos Volcan finalizou dizendo que nós amamos a RCC, amamos as nossas crianças e Deus nos chama a evangelizar não só eles, mas também a todas as crianças que estão espalhadas pelo mundo.

14 de jul. de 2010

Hoje é o aniversário da Kelen, coordenadora do Ministério para Crianças da Diocese de Osasco!!!

Parabéns, Kelen!!! Que o Menininho Jesus lhe abençoe ricamente! E que a Nossa Mãezinha interceda por você todos os dias de sua vida!!!

Virtudes


            Disse Jesus: “Deixai vir a mim as criancinhas, não as impeçais, pois delas é o Reino dos Céus” Mt 19, 14

São três grandes desafios para os responsáveis pela evangelização dos pequeninos (pais, padrinhos, parentes, servos do Ministério para Crianças):
- promover o encontro da criança com Jesus,
- combater os impedimentos,
- resgatar a criança e sua infância deixando claro o modelo a ser seguido para entrarmos no Céu.

Mudança de Época
      Maior ainda o desafio quando se vive uma Mudança de Época. Antes se valorizava o que era perene – hoje o imediatismo. Hoje estão em baixa as instituições – Igreja, Família – em alta o passageiro que não compromete. O modismo e a massificação formam ideias e ideais. Tivemos a ilusão de que desligar a televisão e o computador seria a solução para preservar as nossas crianças, mas eles vieram para ficar e influenciam toda uma geração.

Jesus, a Boa Notícia
                Estamos preparados para dar a Boa Notícia?
           Somos os responsáveis em dizer como evangelizar estas crianças da era da internet, da televisão. Temos que ter claro a Boa Nova e como alcançarmos os corações dos pequeninos. Nova realidade, novos métodos, nova linguagem.

“Conhecereis a verdade e ela vos libertará”
             Não podemos esquecer que Jesus cura imediatamente o cego, revoluciona seu tempo, inicia a era da Boa Nova. E para sermos santos, Deus nos dá a graça, dá o sentido de nossa vida, humaniza-nos, dá-nos o equilíbrio dinâmico, experiência impulsionadora, amor, libertação, consciência de quem somos nos fazendo sujeito de nossa história e não objeto. Ele também nos capacita a expressar de forma autêntica, real, libertadora e nos diviniza elevando-nos à estatura de Cristo.

Como irão crer que temos um Deus santo?
          Irão crer se formos santos. Testemunhando Seu amor seremos sal e luz no mundo, o próprio Deus nos capacita com os dons. Os dons são graças de Deus. A virtude é nossa resposta. Deus, em sua sabedoria perfeita, dá ao homem a possibilidade de ser santo. A santidade é um fim a alcançar e exige constante e dupla disposição: a luta contra o mal – evitar vícios – e a prática do bem – realizar as virtudes.

Catechesi Tradendae 29 nos diz:
                “De tudo isto resulta a importância, na catequese, das exigências morais e pessoais em correspondência com o Evangelho, e das atitudes cristãs frente à vida e frente ao mundo, quer sejam heróicas quer sejam muito simples: nós costumamos chamar-lhes virtudes cristãs ou virtudes evangélicas. Daqui também o cuidado que se há de ter na catequese em não omitir, mas sim esclarecer como convém no constante esforço de educação da fé, realidades como a ação do homem e para sua libertação integral, o empenho na busca de uma sociedade mais solidária e mais fraternal e as lutas pela justiça e pela construção da paz”.

Ser sal e luz para que o mundo creia
“Conhecereis a verdade e ela vos libertará”
                Por isto dedicamos um capítulo inteiro de nossa Apostila de Formação do Ministério para Crianças (Editora Leão XIII) a um estudo sobre virtudes e sua correlação com os pecados capitais.

As Virtudes Cristãs são:
                3 Virtudes Teologais: Fé, Esperança, Caridade (1Cor 12, 13)
                4 Virtudes Cardeais: Prudência, Fortaleza, Justiça, Temperança (Sb 8, 7)

                A é a virtude pela qual o homem, livremente, entrega-se todo a Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11, 6). A fé gera a humildade (desenhar a Eucaristia).
             A ESPERANÇA é a virtude segundo a qual temos a confiança de chegar à visão de Deus face a face. A esperança é a âncora da alma (Hb 6, 19). A esperança gera obediência e docilidade (desenhar uma âncora).
                A e a Esperança combatem o pecado capital da soberba.
                A CARIDADE é a virtude que ilumina e dirige as demais. A perfeição cristã consiste em fazer tudo por amor a Deus (IJo 4, 10-11). A Caridade gera pobreza evangélica e combate o pecado capital da avareza.
                A PRUDÊNCIA é uma espécie de luz que indica o caminho ao homem para chegar ao fim que ele deseja. Define como deve proceder e que meios deve escolher para atingir seu objetivo (desenhar as lamparinas das virgens prudentes). E todos serão ensinados por Deus (J6, 45). Combate o pecado o pecado capital da Ira.
                A JUSTIÇA é a vontade firme e constante de dar a cada pessoa o que lhe compete (equidade). Reconhece os direitos alheios. Deus primeiro nos amou (IJo 4, 19) (desenhar uma balança). Combate o pecado capital da gula.
                A FORTALEZA é a coragem de lutar em prol do bem (Lc 21, 19). A fortaleza gera a perseverança e o fervor (desenhar uma torre). Combate a vaidade.
                A TEMPERANÇA é a virtude que modera e harmoniza os desejos e os instintos da natureza humana – “Sede sóbrios e vigilantes” (IPe 5, 8). A Temperança gera autodomínio, castidade e combate a luxúria (desenhar um pão e uma jarra de vinho).

                Num encontro pessoal com Jesus perfeito Deus perfeito homem, a criança experimenta a plenitude da humanidade, “que leve a conversão, ao seguimento em uma comunidade eclesial e a um amadurecimento de fé na prática dos sacramentos, do serviço e da missão”. (Documento de Aparecida 289).


ASCESE

A cada dia vivencie uma das virtudes, até que se tornem hábito no dia a dia.

Louvado seja o Menino Jesus
Hyde Flávia

Plantar e Colher

Somos frutos do meio no qual fomos criados. O caráter e a personalidade de cada adulto são frutos das marcas de amor ou desamor de sua infância. Vejam o texto abaixo:


A criança aprende com o convívio
(Doroty Law Nolte)

“A criança que convive com críticas, aprende a condenar.
A criança que convive com hostilidade, aprende a ser agressiva.
A criança que convive como ridículo, aprende a ser tímida.
A criança que convive com a vergonha, aprende a se sentir culpada.
A criança que convive com a tolerância, aprende a ser paciente.
A criança que convive com estímulos, aprende a ter autoconfiança.
A criança que convive com elogios, aprende a valorizar.
A criança que convive com a integridade, aprende a ser justa.
A criança que convive com a segurança, aprende a ter fé.
A criança que convive com a aprovação, aprende a gostar de si.
A criança que convive com honestidade, aprende a verdade.
A criança que convive com a aceitação e a amizade, aprende a encontrar o amor no mundo”.

A criança é terra fértil e o que plantamos colhemos. A convivência fará brilhar ou ofuscar a imagem e semelhança de Deus na qual fomos criados. Os lares cristãos devem ser fábricas de santos para gerar crianças de fé, justas, autoconfiantes, pacientes, que gostam de si e conheçam a verdade e se tornem amor como o próprio Deus é amor.

O que aprendemos na nossa infância?

O que aprendem as crianças de hoje?

Se Não Gostamos Do Que Colhemos É Melhor Trocar O Plantio

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Amém!
No princípio fomos criados à imagem e semelhança de Deus e mesmo o pecado tendo deixado em nós marcas profundas podemos dar glórias a Deus que nos cura e liberta de todo mal.
Na encarnação de Jesus Deus e Homem se unem numa só criatura de forma que nada mais pode nos separar do amor do Pai. Na ressurreição Jesus nos deu sua vida, agora podemos amar como Jesus amou, viver como Jesus viveu. Para isto o Espírito Santo trabalha em nós como alguém que lustra uma peça de metal até ver sua imagem refletida nela. A imagem e semelhança de Deus, como era no princípio Ele traz para o agora de nossas vidas e para sempre. Amém!
Mesmo se eu aprendi a condenar, a ser agressivo, a ser tímido, a sentir-me culpado, Deus me capacita a não repetir minha história com os pequeninos. É muito interessante o texto de Gênesis 1, 24 quando Deus fala para Adão e Eva: “Deixai pai e mãe”. Ao ler isto podemos nos perguntar: Como? Eles não tinham pais!
Deixai pai e mãe é muito mais que se ver livre das más heranças, resgata para Deus aquilo que vem Dele e só a Ele pertence.
Assim o Anjo anuncia, “O Filho que nascer de ti será chamado Filho do Altíssimo, pois será grande em tudo” (Lc 1,32).
E quando renovamos as promessas do nosso Batismo, a mesma água que nos lavou renova em nossas vidas os frutos deste sacramento.

Vamos Rezar?
Só procura um médico quem reconhece que está doente. Vamos nos colocar na presença de Deus e reler o texto de Doroty Law Nolte.
Envolto no manto de Maria reveja sua história e perdoe as críticas, a hostilidade, o ridículo, a vergonha, dizendo como Jesus: “Pai, perdoai-os, eles não sabiam o que faziam”.
Agora é hora de se encontrar no olhar para Jesus. Sendo imagem e semelhança de Deus, renuncio a tudo que Jesus não é (crítico, agressivo, hostil...) e tomo posse de tudo o que Ele é (paciente, justo, verdade...).
Renove as promessas do seu Batismo e se deixe banhar por esta água límpida e cristalina que jorra para a vida eterna.
“Porventura ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do pai, assim também nós em novidade de vida” (Rm 6, 3-4).

----------------------------------------------------------------------

O Ministério para Crianças acolhe como visão profética a Carta Encíclica “Caritas in Veritate” que surge no momento em que o mundo passa por uma grande crise econômica. Após 42 anos da última encíclica social, o Papa Bento XVI lança a Encíclica “Caritas in Veritate” sobre o desenvolvimento humano integral na caridade e na verdade que diz:
“A verdade há de ser procurada, encontrada e expressa na ‘economia’ da caridade, mas esta por sua vez há de ser compreendida, avaliada e praticada sob a luz da verdade” (CV2).
Com este documento o Papa desafia toda a Igreja a viver os valores exigentes do Evangelho com um maior comprometimento. Ministério para Crianças, é hora de criar raízes!

VER
Diz Frei Beto:
“Em cerca de 200 anos de predominância do capitalismo, o balanço é excelente se considerarmos a qualidade de vida de 20% da população mundial que habita nos países ricos do hemisfério norte. E os demais 80%? Excelente também para os bancos e grandes empresas. Porém, como explicar, à luz dos princípios éticos e humanitários mais elementares estes dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO): das 6,5 bilhões de pessoas que existem hoje no planeta, cerca de 4 bilhões vivem abaixo da linha da pobreza, dos quais 1,3 bilhões abaixo da linha da miséria? E 950 milhões sofrem de desnutrição crônica. Se queremos tirar algum proveito da atual crise financeira, devemos pensar como mudar o rumo da história e não apenas como salvar empresas, banco e países insolventes. Devemos ir à raiz dos problemas e avançar o mais rapidamente possível na construção  de uma sociedade baseada na satisfação das necessidades sociais, de respeito aos direitos da natureza de participação popular num contexto de liberdades políticas”.

JULGAR
Somos frutos de nossa história, mas também os únicos capazes de mudá-la.
Se não gostamos do que colhemos o jeito é mudar o plantio.

“A partilha dos bens de recursos, da qual deriva o autêntico desenvolvimento, não é assegurada pelo simples progresso técnico e por meras relações de convivência, mas pelo potencial de amor que vence o mal com o bem e abre à reciprocidade das consciências e das liberdades” (CV9).

AGIR
O mundo criado é uma obra a ser completada, e, para isto, Deus faz um apelo na liberdade do homem para que ela o conduza a engajar-se na construção do bem através do agir amoroso.
“A doutrina social da Igreja é anúncio e testemunho de fé; é instrumento e lugar imprescindível de educação para a mesma” (CV15).
A evangelização para crianças sofre assim profundas transformações. Os tempos são favoráveis, pois apesar do aumento em níveis alarmantes da violência, do abuso e da falta de respeito com a criança, não podemos esquecer que, com a graça de Deus, “Onde abunda o pecado superabunda a graça”. Cremos que mais uma vez a Mão Poderosa de Deus se levantará como na profecia de Isaías:

"Desaparecida a boa fé, fica despojado aquele que se abstém do mal. O Senhor viu com indignação que não havia mais justiça. Viu que aí não existia pessoa alguma, e admirou-se de que ninguém interviesse. Então foi seu próprio braço que lhe veio em auxílio, e sua justiça que lhe serviu de apoio". (Is 59, 15-16).

Há de se conhecer melhor todas as ferramentas que temos disponíveis para de forma rápida e eficaz responder ao “Grito dos Pequeninos”. As leis estão aí para serem cumpridas. A Lei de Incentivo 2000/98 exige que as empresas com mais de 100 empregados tenham creche, em contrapartida permite deduzir 3% do ICMS para estas empresas. Se fizermos um bom projeto ganharemos toda a estrutura e ainda poderemos atender as crianças de toda comunidade. Não podemos esquecer, também, das leis Estaduais e Municipais (já existem sites e organizações especializadas em fazer projetos). Na verdade, se nos organizarmos em Associações e ONGs através de projetos, romperemos os anos e anos de mau uso do dinheiro público e a política voltará a ser o bem comum.

“Eis minha aliança com eles, diz o Senhor: meu espírito que sobre ti repousa, e minhas palavras que coloquei em tua boca não deixarão teus lábios nem os de teus filhos, nem os de seus descendentes, diz o Senhor, desde agora e para sempre (Is 59,21)


Louvado seja o Menino Jesus
Hyde Flávia

2 de jul. de 2010

Para sermos mais Amigos de Deus


Vivemos um tempo de mobilização. Somos chamados por Deus a “reconstruir as muralhas” de nosso Movimento.  São tempos de "construção e reconstrução".
 
Mais do que nunca somos desafiados a viver a unidade e, como difusores da Cultura de Pentecostes, sermos "um só coração e uma só alma" (cf. At 4,32).
 
Para isso, a RCC de todo o Brasil está sendo convocada a se unir através das práticas espirituais. Trata-se de uma grande campanha que tem início hoje, a qual   temos chamado de Amigos de Deus. A cada dois meses serão enfatizadas duas práticas espirituais (sem que as demais sejam descartadas). 
 
É uma proposta linda! Imagine os membros da RCC de todo o Brasil, jejuando, fazendo a leitura orante da Palavra, adorando o Senhor, buscando os Sacramentos juntos? Pense, então em  quantas graças espirituais nos aguardam...
 
Em cada campanha do Projeto, as práticas espirituais serão trabalhadas de forma mais detalhada, com sugestão de ações e atividades para serem desenvolvidas pelas equipes de servos dos Grupos de Oração. Neste mês de julho, inicia a primeira campanha que contemplará as práticas espirituais do jejum e da 
Lectio Divina - leitura orante da Palavra de Deus - e se estenderá até o mês de setembro.
  
Você e o seu Grupo de Oração são convidados a fazer parte desta grande mobilização espiritual.
 Baixe o arquivo com os subsídios para a primeira campanha, leve para o seu Grupo e ajude a construir um edifício espiritual na RCC do Brasil.

 
Baixe o Projeto Amigos de Deus.