24 de abr de 2012

Atualizado - Jardim dos Amiguinhos de Deus no Grupinho de Oração


O Ministério para Crianças de todo o Brasil está se unindo num projeto de oração pelas crianças de todo o mundo.  As crianças brasileiras irão rezar pelas crianças de outros continentes para que assim todo o mundo este protegido pelo Papai do Céu. 

Comece o Grupinho cantando e acolhendo as crianças - inicie o momento do Espírito Santo e após o louvor, mostre imagens de crianças de outros continentes ou países - fale sobre as dificuldades delas e também de suas necessidades como crianças, em seguida comece a atividade - lembrando que a atividade nunca deve ser o foco do encontro. Nosso propósito é que as crianças conheçam e vivenciem as práticas espirituais na intenção das crianças de outros continentes ou países.

Leve um envelope branco do tamanho de um A4 para o Grupinho e nele coloque um mapa do continente escolhido na cor verde, um desenho e um calendário de práticas espirituais com as legendas (este envelope fica com você evangelizador e quando o jardim estiver cheio de flores envie para a sua Coordenadora Estadual para que assim ela encaminhe às crianças da continente escolhido no encontro Mundial, em julho.
O mapa significa um jardim, por isso ele deve ser na cor verde e a legenda vai designar qual prática espiritual a criança executou. De acordo com a legenda, para cada prática espiritual cola-se uma florzinha no mapa.
Lembrando que as flores serão colocadas no GRUPINHO e o envelope fica com o Evangelizador - quando a criança trouxer o calendário com as práticas que fez, o evangelizador oferece flores nas cores correspondentes para que elas colem no mapa.

Para que sejamos eficazes no nosso projeto, vamos precisar contar com a ajuda dos pais por isso preparamos uma cartinha que no dia do lançamento do projeto, você evangelizador, precisa enviar a eles, junto envie também as explicações sobre as práticas espirituais. 

MODELO PARA CARTINHA:

"Queridos pais,
queremos incentivar as nossas crianças a rezarem pelas crianças do mundo todo. O Ministério para Crianças de todo o Brasil está unido num projeto de oração pelas crianças de todos os continentes para que as crianças de todo o mundo estejam protegidas pelo Papai do Céu.
Começamos hoje esta missão e para que ela dê frutos, a sua colaboração será extremamente importante, afinal as crianças precisam de direcionamento e com as instruções a seguir com certeza você cumprirá sua ação evangelizadora.
Com este material queremos ensinar as crianças a terem intimidade com Deus através da vivência das práticas espirituais (Jejum, Eucaristia, Leitura da Palavra de Deus, Oração pessoal, Rosário e Confissão) com gestos simples, porém diários.
Seu filho recebeu uma tabela para anotar as práticas espirituais que ele irá fazer diariamente. Essas práticas se transformarão em um lindo jardim que plantaremos e enviaremos as crianças do(a) (nome do país ou continente).
A cada semana as crianças deverão trazer a tabela preenchida ao Grupo para que recebam flores para cada ação cumprida. Assim, logo conseguiremos montar um grande jardim de orações pelas crianças  do(a) (nome do país ou continente). Se quiser, você e seu filho também podem escrever cartinhas e bilhetinhos para as crianças".

Sobre as práticas espirituais:

1-Fazer jejum é uma maneira de aprendermos a comandar o nosso próprio corpo. Aprendemos a ser fortes por meio dele.

2- A Eucaristia é a aliança de Jesus conosco. Por meio dela recebemos força de Deus. Ela é nosso verdadeiro alimento. Participe da missa, busque a eucaristia todos os dias e sempre que puder visite o Santíssimo Sacramento.

3- A Palavra de Deus nos dá força e alegria. Ler a Bíblia é viajar no tempo, conhecer a história de Deus Pai Criador, de seu filho Jesus e aprender o quanto somos filhos amados de Deus. Não perca tempo, leia a Palavra de Deus!

4 - Reze o rosário sempre que possível. Maria, nossa mãe, intercede por cada um de nós. Rezar o terço é contemplar Jesus pelos olhos de Maria. O telefone que usamos para falar com Deus é a oração; através dela nos aproximamos Dele e por isso sempre que puder aproveite para falar com Deus e principalmente para ouví-lo!

5- Confessar os nossos pecados é nos reconciliarmos com Deus. Quando confessamos, reconhecemos que somos pecadores e encontramos a misericórdia do Senhor. Confessar é abrir o nosso coração pra Deus.
O que você está esperando? Confesse sempre que possível e seu coração se sentirá muito mais feliz.

Material: envelope tamanho A4, desenho de criancinhas e mapa mundi, legenda, história e imagens de crianças que vivem no país ou continente escolhido.






Modelo para florzinhas:
Jejum - Amarelas
Eucaristia - Vermelhas
Palavra de Deus - Verdes
Oração - Azuis
Confissão - Rosas




Ideia tirada do blog RCC Criança Uberlândia


Esclarecendo dúvidas:
As crianças só levarão para casa o calendário, elas vão pintar o quadrado na cor correspondente à prática espiritual.

Quem já fez ou está fazendo com o mapa da África não precisa fazer outro.



3 comentários:

"Cristo Rei" disse...

TIRA UMA DUVIDA MINHA ANA PAULA DE LIMEIRA, ESTE PROJETO EU JA FIZ COM AS CRIANÇAS, MAS FIZ REZANDO PELAS CRIANÇAS DA AFRICA, AGORA É PELAS CRINÇAS DA AMERICA É ISSO? PENSEI EM MONTAR UM UNICO MAPA PARA O MEU GRUPO AI AS CRIANÇAS SO LEVAM O CALENDARIO E TRAZEM E AI MONTO UM UNICO MAPA E DEPOIS MANDO O QUE ACHA. OS PAIS JA TEM ESTA CARTA E JA ESTÃO CIENTE DO PROJETO.
SE NÃO CONSEGUIR RESPONDER PELO BLOG, MEU EMAIL É ADRIANADEUSPROVERA@HOTMAIL.COM
DEUS TE ABENÇÕE.

Márcia Leite Nunes disse...

CRISTO REI, Boa tarde! Sou Márcia da RCC Itu/SP. No ENF (Jan/12) foi feito o lançamento do Projeto, onde a região Sudeste iria orar pela África, mas agora no Congresso Estadual do Min das Crianças em Ourinhos, a coord. Nacional, Hyde Flávia pediu para orarmos pela América Latina, pois tem poucas inscrições de jovens da África e os trabalhos já recebidos serão suficientes, mas falta pra América Latina, porisso vamos faze-lo agora. Bjs. A paz do Menininho Jesus.

Fernando Nery disse...

Conheça a Nossa Senhora do Café:

http://santosdecalcajeans2012.blogspot.com.br/2012/05/nossa-senhora-do-cafe-brasileiro.html

Basta acessar o link.