8 de jan de 2015

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO - JANEIRO 2015

A paz meus amados irmãos e irmãs. Mais um ano se inicia e com ele novos desafios, novos sonhos e novos projetos. Sejamos também novos no Espírito Santo e no ardor missionário. Se vivemos pelo Espírito andemos com ele. Esse mês é tempo de despertar e de nos encontrarmos para renovar nossas forças e nosso amor a missão. Onde? No Encontro Nacional de Formação de nossa mãe RCC. Sejamos ousados e corajosos. Intercedamos com fogo para que no ENF possamos compartilhar desse amor.
Para essa primeira intercessão sugerimos fazer a oração do Rosário ao Espírito Santo clamando pelos dons e carismas do Espírito de Deus que Ele venha nos inundar com sua graça e seu amor.

ATENÇÃO: Neste mês todos rezaremos em unidade as 6:00 da manhã
Quando oramos juntos Deus nos faz um.

Segue abaixo a indicação de como rezar o Rosário ao Espírito Santo:

Início: Vinde ó Deus em meu auxílio. Socorrei-me sem demora. – Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos do séculos. Amém.
Em cada mistério: Pede-se um Dom do Espírito (contas grandes que correspondem ao Pai-Nosso do rosário mariano. Os pedidos se encontram abaixo).
Repete-se 7 vezes: – Pai Santo, no nome de Jesus, manda o teu Espírito para renovar o mundo! (Contas pequenas que correspondem as Ave-Marias).
Conclui-se com: Ó Maria, que por obra do Espírito Santo, concebestes o Salvador, roga por nós!
1. Vem, ó Espírito de Sabedoria, desapega-nos das coisas da terra e infunde em nós o amor e o gosto pelas coisas do céu. – Pai Santo…
2. Vem, ó Espírito de Inteligência, ilumina a nossa mente com a luz da Tua Eterna verdade e a enriquece de santos pensamentos. – Pai Santo…
3. Vem, ó Espírito de Conselho, faz-nos dóceis às tuas inspirações e guia-nos na via da salvação. – Pai Santo…
4. Vem, ó Espírito de Fortaleza, e dá-nos a força, constância e vitória nas batalhas contra nossos inimigos espirituais. – Pai Santo…
5. Vem, ó Espírito de Ciência, seja o mestre de nossas almas e ajuda-nos a colocar em prática os seus ensinamentos. – Pai Santo…
6. Vem, ó Espírito de Piedade, vem habitar nos nossos corações para possuir e santificar todos os nossos afetos. – Pai Santo…
7. Vem, ó Espírito de Santo Temor de Deus, reina sobre a nossa vontade e faz que sejamos sempre dispostos a sofrer todos os males, antes que pecar. Pai Santo…
Invocação a Maria
Ó puríssima Virgem Maria, que em tua Imaculada Conceição, foste constituída pelo Espírito Santo em tabernáculo eleito da Divindade. Roga por nós:
R.: Para que o Paráclito venha logo a renovar a face da terra. Ave Maria…
Ó Puríssima Virgem Maria, que no Mistério da Encarnação foste constituída verdadeiramente Mãe de Deus. Roga por nós:
R.: Para que o Paráclito… Ave Maria…
Ó Puríssima Virgem Maria que perseverando em oração no Cenáculo com os apóstolos, foste abundantemente inflamada pelo Espírito Santo. Roga por nós:
R.: Para que o Paráclito… Ave Maria…
Oração final
Venha sobre nós o teu Espírito Senhor, transforme-nos interiormente com teus dons: criai em nós um novo coração, para que, possamos agradar-te e conformar-nos à tua santa vontade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém


SUGESTÃO DE GRUPO DE ORAÇÃO COM CRIANÇAS

REFLEXÃO PARA OS COORDENADORES DO ENCONTRO: Este mês é muito especial. As crianças estão de férias e querem brincar e se divertir. Então preparamos um grupinho destinado às brincadeiras e dinâmicas. É bom lembrá-los que durante as brincadeiras as crianças vão demonstrando sua personalidade e suas vontades. Atente-se, pois, brincando com elas, você conseguirá ter uma idéia de como seu grupinho funciona, quais as atividades que eles mais gostam, quais dão mais certo... Observar como eles trabalham em conjunto ajuda a preparar os demais grupinhos do decorrer do ano.
Aqui vão algumas atividades que servem para crianças maiores e outras para menores e alguns desenhos. Leia, escolha aquela que mais se adequa a realidade do seu grupo e aplique-a. Não esqueça o GOC é um grupinho de evangelização, portanto para cada encontro prepare uma oração inicial, um momento de louvor e após a dinâmica não esqueça de refletir e tirar uma mensagem encima da brincadeira. Não brinque por brincar, brinque evangelizando.
Lembrem-se: cuide de Deus, que Deus cuida de você!


“ Olhe para trás
Veja os obstáculos que você já superou
Veja o quanto você já aprendeu nesta vida
E o quanto já cresceu
Olhe para frente! Não fique parado,
Levante-se quando tropeçar e cair.
Estabeleça metas, tenha planos e prossiga com firmeza.
Olhe para dentro!
Conheça seu coração e analise seus projetos.
Mantenha puros os seus sentimentos
Não deixe que o orgulho, a vaidade e a inveja
Dominem seus pensamentos e seu coração.
Olhe para o lado! Socorra quem precisa de você.
Ame o próximo e seja sensível para perceber
As necessidades daqueles que o cercam.
Olhe para baixo! Não pise em ninguém..
Perceba as pequenas coisas e aprenda a valorizá-las.
Olhe para cima!
Há um Deus maior do que você
E que te AMA muito!
E tem todas as coisas sob seu controle.
Olhe para Deus! Perceba a profundidade, a riqueza
E o poder da bondade divina.
Sinta esse Deus que olha por você
Em todos os dias da sua vida! Jesus te ama!”

ORAÇÃO INICIAL: acolha as crianças com muito amor e um belo sorriso. Cante e reze o terço do coroinha para que as suas brincadeiras sejam abençoadas pelo Papai do Céu.
EFUSÃO DO ESPÍRITO Santo: (prepare uma imagem de Maria com um coração e outra, de uma criança. Dentro do de Maria coloque palavras dos frutos do Espírito Santo como amor, paz, perseverança... No da criança ponha algumas dessas palavras e acrescente alguns pecados como mentira, desobediência...)
Maria foi levada aos céus por anjos porque tinha um coração bom. Ela tinha nele apenas frutos do Espírito Santo de Deus como Amor, Paciência, Temperança...Hoje ela nos convida a olhar o nosso coração. O que será que tem ai? Que bom tem amor, sinal de que o Espírito de Deus em nós esta frutificando. Mas, o que é isto? Uma mentirinha de vez em quando? É pequenininha, mas é mentira. Desobediência? Tem algo errado aqui. Nosso coração deve ser semelhante ao de Maria. O que então precisamos fazer? Reconhecer que estamos pecando e pedir perdão a Deus. Vamos fazer isso? E depois vamos pedir que o Espírito Santo que habita em nós venha frutificar, trazendo mais paciência, perseverança, tranqüilidade,....(Conduzir momento de perdão seguido da efusão do Espírito Santo.)

ATIVIDADE: Fotografando as belezas do nosso mundo!
Precisaremos de:
• uma caixa para fazer uma “câmara fotográfica”.
• Papel grande, pode ser cartolina ou o que quiser,
• Cola , tesoura sem ponta
• Revistas, onde encontramos paisagens.

Com essa brincadeira temos o intuito de mostrar às crianças as belezas da natureza e o homem, parecido com o criador, captando os sinais, as marcas de um Deus bom que se revela.

- Monte a maquina fotográfica, cortando a caixa com um furo na frente e dois atrás para encaixar na área dos olhos.
- No local aonde estiverem, peça às crianças que elas saiam de seus lugares fotografando tudo que elas verem de mais bonito.
- Após a sessão de fotografias, ajude-as a recortarem paisagens, pessoas, das revistas e colar no painel.
- Com muito entusiasmo, coloque um painel do lado do outro e elogie cada um, mostrando que no mundo que Deus criou há coisas lindas e maravilhosas que nós vemos todos os dias.

Termine a dinâmica fazendo um grande louvor com tudo que as crianças registraram...

ALGUMAS BRINCADEIRAS PARA A ACOLHIDA:

O carneirinho e o pastor:

As crianças formam uma roda duas delas vão para o centro: uma é o carneiro e outra o pastor.
O pastor tem os olhos vendados por um pano, para não ver o carneirinho que tem na mão um chocalho ou um sininho, que toca, provocando o pastor que tenta pega-lo seguindo o som. Deve-se pega-lo seguindo o som.
E as crianças que estiverem no circo devem estar rodando de mãos dadas para que o carneirinho e o pastor não saiam da roda.

Corre Maria:
A brincadeira original se chama corre cotia.
As crianças de pé ou sentadas formam uma roda.
Uma criança sai da roda com um objeto na mão, e vai correndo por trás das outras e deixa o objeto atrás de uma delas. Esta, percebendo sai correndo atrás da 1ª que deve voltar ao seu lugar. Se apanhada fica “ de molho” no meio da roda. Enquanto isso as crianças brincando cantam. “ Corre Maria, de noite, de dia, abençoando a minha familia, Corre José na casa do Zé, lá Deus abençoado espera você! “

Pique comunidade:

Essa brincadeira é conhecida pelas crianças como pega-pega ou pegador. O pique-comunidade começa com uma criança (o pegador) correndo para pegar as demais. O participante que é tocado transforma-se também em pegador. De mãos dadas, eles passam a correr juntos para pegar os outros. Cada nova criança é agregada á corrente que vai crescendo. A brincadeira só termina quando a comunidade estiver formada e todos os participantes estiverem de mãos dadas. Nesse momento poderá ser feita uma oração pela união de todos. Não existe limite de participantes.

Caçada ao relógio:


Leve relógios barulhento, escolha duas ou três crianças para saírem da sala. As crianças devem procurar os relógios. Aquela que encontrar a maior quantidade e mais rápido, ganha o jogo. Com essa brincadeira, você pode implementá-la falando do tempo de Deus. Termine a brincadeira rezando e cantando.

Nenhum comentário: