9 de fev de 2015

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO - FEVEREIRO 2015

Que bom que já iniciamos a todo vapor esse ano de 2015!
Gostaria de partilhar com vocês que a ideia de iniciarmos rezando o terço do Espírito Santo, foi uma benção. Tivemos alguns testemunhos relacionados a isso e logo em seguida, quando o ENF aconteceu, nossa amada coordenadora Kátia fez o compromisso que a RCC do Brasil iria interceder pela canonização da Beata Elena Guerra. Deus é bom! E o Espírito Santo age em nós. Por isso rezemos com fé. Intercedamos com confiança pois veremos muitas bênçãos e milagres neste ano. “Se vivemos pelo Espírito andemos de acordo com Espírito” Gl 5, 25.

Vamos iniciar nossa intercessão fazendo a oração do Rosário ao Espírito Santo clamando pelos dons e carismas do Espírito de Deus que Ele venha nos inundar com sua graça e seu amor.

ATENÇÃO: Neste mês todos rezaremos em bloco divididos por regiões.
Norte - 3:00
Sul  - 6:00
Leste - 15:00
Oeste - 18:00

Segue abaixo a indicação de como rezar o Rosário ao Espírito Santo: 

Início: Vinde ó Deus em meu auxílio. Socorrei-me sem demora. – Gloria ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre, pelos séculos do séculos. Amém.
Em cada mistério: Pede-se um Dom do Espírito (contas grandes que correspondem ao Pai-Nosso do rosário mariano. Os pedidos se encontram abaixo).
Repete-se 7 vezes: – Pai Santo, no nome de Jesus, manda o teu Espírito para renovar o mundo! (Contas pequenas que correspondem as Ave-Marias).
Conclui-se com: Ó Maria, que por obra do Espírito Santo, concebestes o Salvador, roga por nós!
1. Vem, ó Espírito de Sabedoria, desapega-nos das coisas da terra e infunde em nós o amor e o gosto pelas coisas do céu. – Pai Santo…
2. Vem, ó Espírito de Inteligência, ilumina a nossa mente com a luz da Tua Eterna verdade e a enriquece de santos pensamentos. – Pai Santo…
3. Vem, ó Espírito de Conselho, faz-nos dóceis às tuas inspirações e guia-nos na via da salvação. – Pai Santo…
4. Vem, ó Espírito de Fortaleza, e dá-nos a força, constância e vitória nas batalhas contra nossos inimigos espirituais. – Pai Santo…
5. Vem, ó Espírito de Ciência, seja o mestre de nossas almas e ajuda-nos a colocar em prática os seus ensinamentos. – Pai Santo…
6. Vem, ó Espírito de Piedade, vem habitar nos nossos corações para possuir e santificar todos os nossos afetos. – Pai Santo…
7. Vem, ó Espírito de Santo Temor de Deus, reina sobre a nossa vontade e faz que sejamos sempre dispostos a sofrer todos os males, antes que pecar. Pai Santo…
Invocação a Maria
Ó puríssima Virgem Maria, que em tua Imaculada Conceição, foste constituída pelo Espírito Santo em tabernáculo eleito da Divindade. Roga por nós:
R.: Para que o Paráclito venha logo a renovar a face da terra.  Ave Maria…
Ó Puríssima Virgem Maria, que no Mistério da Encarnação foste constituída verdadeiramente Mãe de Deus. Roga por nós:
R.: Para que o Paráclito… Ave Maria…
Ó Puríssima Virgem Maria que perseverando em oração no Cenáculo com os apóstolos, foste abundantemente inflamada pelo Espírito Santo. Roga por nós:
R.: Para que o Paráclito… Ave Maria…
Oração final
Venha sobre nós o teu Espírito Senhor, transforme-nos interiormente com teus dons: criai em nós um novo coração, para que, possamos agradar-te e conformar-nos à tua santa vontade. Por Cristo Nosso Senhor. Amém

SUGESTÃO DE GRUPO DE ORAÇÃO COM CRIANÇAS

ESPÍRITO SANTO E SUA FUNÇÃO.

ACOLHIDA: Acolha as crianças com amor e alegria. Reze um pai nosso e uma Ave- Maria gesticulado.

PREGAÇÃO: Boa noite! Como vão vocês? Vocês estão felizes? Muito bem. Tenho uma pergunta para fazer: quem aqui sabe o que quer ser quando crescer? (deixe que respondam e falem o por que da escolha). Vamos lá. Todas as coisas e as pessoas tem uma função no mundo e precisam cumprir essa função. O médico (mostrar imagem) qual sua função? Tratar os doentes, levar a cura. O professor? Ensinar. O lixeiro? Esse tem a função importante de retirar o lixo para manter a cidade limpa e longe de doenças. Qual a função do fósforo? Produzir fogo. Essa é difícil, quem sabe a função de uma flor? Perfumar o ambiente, dar comida as abelhas e outros insetos... Então vocês concordam comigo tudo tem função?
Bom, vocês estão numa novena sobre o Espírito Santo de Deus e já aprenderam que nós o recebemos no nosso batismo, que ele é a terceira pessoa da Santíssima Trindade e agora vamos entender qual é a função do Espírito Santo. Quem sabe me responder? (deixa eles falarem vai acolhendo o que for certo e errado pra ter uma noção do que suas crianças realmente sabem) (prepare frases com a parte principal da função e ilustre as outras partes com figuras ou dinâmicas)
Função número 01: Transformar nosso coração (dinâmica da pedra) Quando nascemos ganhamos de Deus um coração manso e humilde, mas, vamos crescendo e deixamos nosso coração ficar duro, rancoroso, triste...
Função 02: prepara a igreja para receber Jesus. Assim como uma noiva que espera pelo noivo, se arruma, se perfuma, assim somos nós a espera de Jesus. Devemos nos lavar do pecado, limpar nosso coração, deixar o espírito de Deus exalar o perfume de Deus em nós. Só assim somos capazes de declarar que Jesus Cristo é o Senhor.
Função 03: nos conduzir ao céu. O Espírito santo age em nós para que nós sigamos os passos de Cristo Jesus. Sem ele não temos certeza do que é certo e errado e ficamos perdidos pelo caminho.
O Espírito Santo infunde em nós dons especiais e oferecemos frutos de amor, paz, alegria, mansidão.... sua ação em nós é para ser percebida, tem que refletir em nosso olhar e em nossa vida, assim como todos que viam Maria percebiam nela o Espírito de Deus. Nosso corpo precisa ser testemunha do Espírito que habita em nós. A sombra de Pedro curava(atos 5,15) pois ele estava cheio do Espírito de Deus. E nós o que temos feito com o Espírito que habita em nós?

LOUVOR: Fazer um louvor pela ação do Espírito Santo em nós. Conduza as crianças a louvarem o Espírito Santo pelo que Ele faz em cada uma delas. Prepare um cartaz com um desenho que represente o Espírito Santo e espaços em branco. A medida que as crianças forem louvando vá escrevendo no cartaz . Ao final reflita com elas tudo o que elas falaram do Espírito Santo. Exemplo de louvor para o Espírito Santo: Eu te louvo Espírito Santo porque me dá a paz. Eu te louvo Espírito Santo porque me ajuda a escolher as coisas certas....

ATIVIDADES: Colorir o menino e em seguida o FOGUINHO do Espírito Santo. Vá conversando com as crianças lembrando que elas também tem o foguinho dentro delas.



Nenhum comentário: