14 de jul. de 2010

Virtudes


            Disse Jesus: “Deixai vir a mim as criancinhas, não as impeçais, pois delas é o Reino dos Céus” Mt 19, 14

São três grandes desafios para os responsáveis pela evangelização dos pequeninos (pais, padrinhos, parentes, servos do Ministério para Crianças):
- promover o encontro da criança com Jesus,
- combater os impedimentos,
- resgatar a criança e sua infância deixando claro o modelo a ser seguido para entrarmos no Céu.

Mudança de Época
      Maior ainda o desafio quando se vive uma Mudança de Época. Antes se valorizava o que era perene – hoje o imediatismo. Hoje estão em baixa as instituições – Igreja, Família – em alta o passageiro que não compromete. O modismo e a massificação formam ideias e ideais. Tivemos a ilusão de que desligar a televisão e o computador seria a solução para preservar as nossas crianças, mas eles vieram para ficar e influenciam toda uma geração.

Jesus, a Boa Notícia
                Estamos preparados para dar a Boa Notícia?
           Somos os responsáveis em dizer como evangelizar estas crianças da era da internet, da televisão. Temos que ter claro a Boa Nova e como alcançarmos os corações dos pequeninos. Nova realidade, novos métodos, nova linguagem.

“Conhecereis a verdade e ela vos libertará”
             Não podemos esquecer que Jesus cura imediatamente o cego, revoluciona seu tempo, inicia a era da Boa Nova. E para sermos santos, Deus nos dá a graça, dá o sentido de nossa vida, humaniza-nos, dá-nos o equilíbrio dinâmico, experiência impulsionadora, amor, libertação, consciência de quem somos nos fazendo sujeito de nossa história e não objeto. Ele também nos capacita a expressar de forma autêntica, real, libertadora e nos diviniza elevando-nos à estatura de Cristo.

Como irão crer que temos um Deus santo?
          Irão crer se formos santos. Testemunhando Seu amor seremos sal e luz no mundo, o próprio Deus nos capacita com os dons. Os dons são graças de Deus. A virtude é nossa resposta. Deus, em sua sabedoria perfeita, dá ao homem a possibilidade de ser santo. A santidade é um fim a alcançar e exige constante e dupla disposição: a luta contra o mal – evitar vícios – e a prática do bem – realizar as virtudes.

Catechesi Tradendae 29 nos diz:
                “De tudo isto resulta a importância, na catequese, das exigências morais e pessoais em correspondência com o Evangelho, e das atitudes cristãs frente à vida e frente ao mundo, quer sejam heróicas quer sejam muito simples: nós costumamos chamar-lhes virtudes cristãs ou virtudes evangélicas. Daqui também o cuidado que se há de ter na catequese em não omitir, mas sim esclarecer como convém no constante esforço de educação da fé, realidades como a ação do homem e para sua libertação integral, o empenho na busca de uma sociedade mais solidária e mais fraternal e as lutas pela justiça e pela construção da paz”.

Ser sal e luz para que o mundo creia
“Conhecereis a verdade e ela vos libertará”
                Por isto dedicamos um capítulo inteiro de nossa Apostila de Formação do Ministério para Crianças (Editora Leão XIII) a um estudo sobre virtudes e sua correlação com os pecados capitais.

As Virtudes Cristãs são:
                3 Virtudes Teologais: Fé, Esperança, Caridade (1Cor 12, 13)
                4 Virtudes Cardeais: Prudência, Fortaleza, Justiça, Temperança (Sb 8, 7)

                A é a virtude pela qual o homem, livremente, entrega-se todo a Deus. Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb 11, 6). A fé gera a humildade (desenhar a Eucaristia).
             A ESPERANÇA é a virtude segundo a qual temos a confiança de chegar à visão de Deus face a face. A esperança é a âncora da alma (Hb 6, 19). A esperança gera obediência e docilidade (desenhar uma âncora).
                A e a Esperança combatem o pecado capital da soberba.
                A CARIDADE é a virtude que ilumina e dirige as demais. A perfeição cristã consiste em fazer tudo por amor a Deus (IJo 4, 10-11). A Caridade gera pobreza evangélica e combate o pecado capital da avareza.
                A PRUDÊNCIA é uma espécie de luz que indica o caminho ao homem para chegar ao fim que ele deseja. Define como deve proceder e que meios deve escolher para atingir seu objetivo (desenhar as lamparinas das virgens prudentes). E todos serão ensinados por Deus (J6, 45). Combate o pecado o pecado capital da Ira.
                A JUSTIÇA é a vontade firme e constante de dar a cada pessoa o que lhe compete (equidade). Reconhece os direitos alheios. Deus primeiro nos amou (IJo 4, 19) (desenhar uma balança). Combate o pecado capital da gula.
                A FORTALEZA é a coragem de lutar em prol do bem (Lc 21, 19). A fortaleza gera a perseverança e o fervor (desenhar uma torre). Combate a vaidade.
                A TEMPERANÇA é a virtude que modera e harmoniza os desejos e os instintos da natureza humana – “Sede sóbrios e vigilantes” (IPe 5, 8). A Temperança gera autodomínio, castidade e combate a luxúria (desenhar um pão e uma jarra de vinho).

                Num encontro pessoal com Jesus perfeito Deus perfeito homem, a criança experimenta a plenitude da humanidade, “que leve a conversão, ao seguimento em uma comunidade eclesial e a um amadurecimento de fé na prática dos sacramentos, do serviço e da missão”. (Documento de Aparecida 289).


ASCESE

A cada dia vivencie uma das virtudes, até que se tornem hábito no dia a dia.

Louvado seja o Menino Jesus
Hyde Flávia

Nenhum comentário: