25 de set de 2013

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DE ORAÇÃO – MÊS OUTUBRO

Iniciamos nossa Mobilização no dia 12 de setembro e foi uma benção. Muitos estados confirmaram presença e participaram com amor desse dia. Algumas palavras foram dirigidas a nós, mas queremos destacar essa: “CORAGEM! TENHAM FÉ!”. Continuemos sendo ousados meus irmãos, clamemos pelo Espírito Santo. Não deixe o seu estado de fora. A cruz que carrega o fogo de Deus já foi plantada aí na sua terra. Seu solo será solo santo. Convoque seus coordenadores diocesanos, passe essa chama. Esses chamarão seus servos e assim todos nós faremos mais uma vez 24 horas de oração pela Renovação Carismática Católica.


Como rezar?
Gostaríamos de sugerir que iniciemos com o sinal da cruz, a oração do Creio em seguida invocar o Espírito Santo. Depois rezar o Terço Bizantino do Evangelizador, faça em seguida uma intercessão profética pelo Escritório Nacional, todos seus projetos (Missionário, Construção da Nossa Casa, Revista...); Conselhos Nacional, Estadual e Diocesanos com todos seus eventos e projetos,  pelos Ministérios com seus eventos e projetos. Clame pelos dons, ore em línguas e depois silencie e escute. Anote o que Deus colocou em seu coração (pode ser uma única palavra, uma canção ou uma profecia). Finalize com a oração que nos ensina Elena Guerra: “Senhor, faz que eu fale, agindo conforme teu Espírito: que as minhas palavras te glorifiquem e sejam úteis ao bem espiritual do meu próximo. Amém!” Seja sincero em suas orações. Interceda com fé meu irmão.


Mês de Outubro é mês de nossa Mãe padroeira do Brasil, gostaríamos de ser ousados e lançar um desafio a todos vocês. A ideia que foi inspirada para a Mobilização desse mês é dividir nossa oração em duas partes. No dia 12/10 será o dia da intercessão de todos nós servos do Ministério para Crianças da mesma forma que aconteceu em Setembro. Porém na semana que vai de 07 a 11/10 poderíamos realizar nos nossos grupinhos de oração um dia especial em que falaremos pra eles um pouco sobre a RCC e sobre Nossa Casa, Nossa Benção (Sede Nacional da RCC Brasil em Canas/SP). Pois na Nossa Casa tem um lugarzinho especial pra nós. Durante esse grupinho poderíamos fazerr cartas, desenhos ou orações das crianças para a mãe Renovação Carismática. Cada diocese enviará esses desenhos  para o Coordenador Estadual que nos entregará no ENF - Encontro de Formação Nacional. Reuniremos tudo e a Hyde poderá entregar para Kátia como resposta ao chamado que ela nos fez no Congresso Nacional do Ministério.

“Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois, 
para se achegar a ele é necessário que se creia primeiro 
que ele existe e recompensa os que o procuram” Hebreus 11,6 

Tenhamos fé meus irmãos, sejamos corajosos e ousados em nossas orações. 

“Foi pela fé que desabaram as muralhas de Jericó, 
depois de rodeadas por sete dias". Hebreus 11,30 

É somente pela fé que venceremos o mundo. Ela nos garante a vitória. Por isso lhe convidamos a se levantar, tomar seu cajado e seguir sua missão. Você já foi chamado a ser pescador de crianças, então não desista, não pare no meio do caminho!
Temos um Deus que combate conosco e muitos milagres tem acontecido através da intercessão de crianças. Pais que não se divorciam, doenças curadas, libertação de toda família e principalmente abertura para a salvação chegar aos lares. Vamos intensificar nosso clamor. O Papa pediu aos cristãos que orassem e uma guerra eminente na Síria não aconteceu. Se acreditássemos verdadeiramente no Deus que temos usaríamos mais o "bastão da fé" para abrir o mar como Moisés. Lembre-se que o inimigo estava perto e um grande obstáculo pela frente dava tudo como acabado. Assim é nosso Deus. Temos um Deus que combate conosco. 

Em anexo segue a tabela de oração do mês e uma sugestão de grupinho de oração para a semana que antecede o dia 12. Não se esqueça: durante a intercessão anotem as palavras e as visualizações que forem saindo pra vocês e no dia 13, que sucede ao dia da intercessão encaminhem para meu e-mail: danibio2007@yahoo.com.br faremos um único relatório do dia da Mobilização Nacional e encaminharei para Hyde que poderá repassá-lo ao Conselho Nacional. O mesmo Espírito habita e age em nós.

TABELA DE ORAÇÃO – para 12 de OUTUBRO
(Como dia tem 24 horas e somos 27 estados, os horários que nos foi nos pedido a oração do Creio Constantinopolitano e a hora da Misericórdia serão rezados por mais de um estado)

HORÁRIO
ESTADO (S)
00:00 -1:00
Pernambuco
1:00 -2:00
Rio de Janeiro
2:00 -3:00
Amazonas
3:00 -4:00
Roraima e Rio Grande do Sul
4:00 -5:00
Alagoas
5:00 -6:00
Piauí
6:00 -7:00
Pará e Distrito Federal
7:00 -8:00
Mato Grosso
8:00 -9:00
Bahia
9:00 -10:00
Paraíba
10:00 -11:00
Espírito Santo
11:00 -12:00
Mato Grosso do Sul
12:00 -13:00
Minas Gerais
13:00 -14:00
Maranhão
14:00 -15:00
Acre
15:00 -16:00
Paraná
16:00 -17:00
Sergipe
17:00 -18:00
Ceará
18:00 -19:00
Santa Catarina e Rondônia
19:00 -20:00
Goiás
20:00 -21:00
São Paulo
21:00 -22:00
Rio Grande do Norte
22:00 -23:00
Amapá
23:00 -24:00
Tocantins

Amigos divulguem esse trabalho, coloquem nos blogs, Facebook... Vamos alcançar  todos os servos de grupinhos de oração. Que o Espírito Santo nos dê coragem e unidade. Que o dia 12 de cada mês seja para aquecer o fogo que existe em cada um e para sustentar o fogo da Renovação Carismática Católica no Brasil.
  
SUGESTÃO DE GRUPO DE ORAÇÃO

TEMA: Nossa Senhora Aparecida e Renovação Carismática Católica - RCC

RESPONSÁVEL: Daniela Pereira Lopes (Uberlândia/MG)

REFLEXÃO AOS COORDENADORES: Durante esse encontro iremos lembrar em primeiro lugar de Nossa Senhora, pois é um mês dedicado a ela mantendo zelo e obediência aos dogmas de fé da nossa Santa Igreja Católica. Aproveitaremos para apresentar às crianças o Projeto de Construção da Sede Nacional da Renovação Carismática Católica do Brasil que fica bem pertinho da casa de Nossa Mãe Aparecida, bem debaixo do manto dela, lá na cidade de Canas, no estado de São Paulo.
Para isso vamos buscar conhecer um pouco mais da linda história de Nossa Senhora Aparecida e procurar contar às crianças de tal modo que elas se apaixonem por essa mulher maravilhosa, por essa mãe acolhedora e por essa incansável intercessora. Nós, bem como nossas crianças devemos cada dia mais nos envolvermos e comprometermos com as coisas de nossa igreja. A Igreja Católica é riquíssima de dogmas de fé expressos na vida de Maria que aparece em muitos momentos de nossa história como Aparecida, Fátima ou Lurdes e também na vida dos santos.

Você sabia que no começo da história de Nossa Senhora Aparecida quando ainda não tínhamos uma igreja para ela, a imagem era guardada em um baú? Certo dia ouviram um barulho dentro do baú foi então que entenderam que Nossa Senhora não queria ficar escondida e trancada ali, mas queria estar onde todos pudessem vê-la. Foi assim que começou a construção da capelinha de Nossa Senhora. Hoje a imagem ganhou uma enorme casa na Basílica de Aparecida e muitos fiéis podem visitá-la e rezar pra ela, pois ela fica exposta numa parte alta da igreja abençoando todo o nosso Brasil.
Será muito importante contar às crianças que não é a imagem de Nossa Senhora Aparecida que realizou os milagres, mas sim, Deus sob a sua intercessão. A imagem é apenas uma via de lembrarmos-nos dela com carinho, como se fosse sua fotografia. Lembro-os ainda de esclarecer às crianças que nós, como católicos, não adoramos Nossa Senhora, mas sim a amamos. Só Deus pode ser adorado. Assim como Nossa Senhora ganhou sua casinha onde todos podem visitá-la nós como membros da Renovação também estamos em construção. Conseguimos o terreno pertinho de Aparecida do Norte. Nossa Casa Nossa Benção! Esse é o nome do projeto, pois neste lugar peregrinos do Brasil e do mundo se reunirão para abastecer as energias, para reavivar a chama do fogo de Deus que habita em nós. Quero ser ousado com você servo em lhe fazer uma pergunta; você já visitou a Nossa Casa? Conhece o projeto? Em Janeiro será tempo oportuno pra isso, pois teremos o ENF - Encontro Nacional de Formação. Você já participou do ENF? Quero lhe incomodar a participar dele em 2014. Saia de casa, saia do comodismo e vamos à NOSSA CASA. Vamos orar juntos e participar deste grande encontro!
   


ORAÇÃO INICIAL: Como sempre acolher as crianças com muita alegria e amor... Cantar, dançar, louvar (motivá-las a agradecer pela família, pela escola, os amiguinhos... conduza um louvor bem alegre e participativo) e reze uma Ave Maria com gestos. 

EFUSÃO: Por meio da intercessão da bem aventurada Virgem Maria, mãe de Deus peçam pela presença do Espírito Santo. Que ele nos ensine a agir corretamente, que ele visite nossa casa, nossa família. Peça que o Espírito Santo nos ensine a ser fiel como Maria...

PREGAÇÃO: Contar a história de Nossa Senhora Aparecida. Para tal, vá contando a história utilizando materiais que se assemelhem aos objetos presentes nos acontecimentos. Leve uma imagem também do projeto de construção da sede nacional da RCC.

Boa Noite, crianças! Hoje vamos aprender sobre a história de Nossa Senhora Aparecida! Todos atentos porque já vai começar! (Retirar de uma caixa um pano azul que representa um rio). Há muito tempo atrás, antes de vocês terem nascido, havia uma cidadezinha que ficava perto de um rio muito limpo e cheio de peixes. Certa vez, 3 pescadores resolveram ir pescar em um dia muito bonito. Pegaram seu barco (retirar da caixa um barquinho de papel) e lá foram: para o meio do rio! Mas não havia peixes! Tristes e já cansados, tentaram pela última vez (mostrar uma “rede” que simbolize a dos pescadores). Quando retiraram a rede havia nela o corpo de uma imagem. Mas eles não deram muita atenção. Foi aí que uma coisa impressionante aconteceu: quando jogaram a rede mais uma vez, a cabeça do corpo que tinham pegado antes foi ‘pescada’! (mostrar a imagem de Nossa Senhora da Conceição). Neste momento, um monte de peixes começou a aparecer ao redor do barco e saltar por todos os lados (colocar um monte de peixinhos de papel no pano azul e no barquinho, com Nossa Senhora no meio do barquinho). Então eles perceberam que a imagem era de Nossa Senhora e passaram a respeitá-la e amá-la. Um dos 3 pescadores, o Felipe Pedroso levou a imagem para sua casa (mostrar uma casinha- pode ser de papelão, cartolina, como sua imaginação preferir) e lá várias pessoas passaram a rezar e fazer novenas em homenagem à Nossa Senhora, que eles deram o nome de Aparecida. Durante todo esse tempo, ela fez muitos milagres. Deixa eu contar alguns pra vocês...
Teve uma noite (mostrar um desenho de lua e estrelas), que devo contar a todos que não tinha nem um pouquinho de vento, duas velas que iluminavam a Santa se apagaram de repente (mostrar uma vela acesa e apagá-la neste momento). Todos ficaram espantados e uma das pessoas que estavam naquele momento rezando tentou acender as velas novamente. Mas antes que ela pudesse acendê-la, as velas se acenderam sozinhas! Este foi o primeiro milagre de Nossa Senhora.
Tem também a história do escravo Zacarias (mostrar um desenho de um escravo algemado). Zacarias era devoto de Nossa Senhora e uma vez, quando passava em frente ao santuário que tinham criado para Santa, preso por grossas correntes (mostra uma algema ou uma corrente), pediu ao seu feitor que deixasse ele rezar à Nossa Senhora Aparecida. O feitor deixou e Zacarias se ajoelhou e começou a rezar. Aí, as correntes, que prendiam Zacarias, milagrosamente, se arrebentaram e libertaram Zacarias (se mostrar as algemas abra-as para simbolizar a liberdade do escravo; se mostrar as correntes deixe-as caírem no chão para fazer barulho, simbolizando a liberdade).
Tem também a história de uma bela e adorável menina que havia nascido cega. E um dia, quando ela e sua mãe passeavam às margens do rio onde Nossa Senhora foi encontrada, a menina virou para sua mãe e disse: “Mamãe, como é linda essa igreja!” (no momento em que contar que a menina era cega peça às crianças que fechem os olhos e quando contar que a Santa curou a menina coloque uma imagem bem bonita da Basílica de Nossa Senhora Aparecida e peça que todos abram os olhos para ver algo parecido com que a menina viu naquele dia).
No começo, a imagem de Nossa Senhora ficava na casa de Felipe Pedroso, mas o número de pessoas que iam até lá para visitarem a Santa era tão grande, que foi preciso fazer uma Igreja tão linda como essa! Esse é o Santuário de Aparecida. Quero contar mais uma coisa pra vocês. Nós todos aqui somo do Grupinho de Oração, certo? Somos membros da Igreja Católica e da Renovação Carismática Católica. A Renovação Carismática tem muitos ministérios que atuam no Brasil inteiro. Ministério para Crianças, para Famílias, Jovem, Pregação, Intercessão e tantos outros. Assim como Nossa Senhora ganhou sua casa nós também como Renovação estamos ganhando a nossa e queria apresentar pra vocês (mostrar a imagem da Sede Nacional). Essa é Nossa Casa e tem um cantinho especial pra cada um de nós aqui. Nossa Casa ainda está em construção e precisa de nossa ajuda e de nossa oração.  Sabe, um dia vocês estarão aqui, louvando e bendizendo ao Senhor, um dia quem sabe um de vocês poderá ser coordenador dessa Casa, mas com certeza todos vocês receberão grandes bênçãos que sairão deste lugar. Alguém aqui quer conhecer esta Casa? Alguém quer ajudar essa Casa a crescer e ficar pronta logo? Então feche os olhos. Vamos fazer de conta que fomos parar lá. Imaginem essa Casa linda, muitas árvores em volta, um campo grande para correr e brincar. Deita aí na grama, olha pro céu. Que dia lindo! Vamos pedindo a Jesus que derrame sobre esse solo Seu amor, que essa Casa cresça, que os filhos se sintam parte dela. Vá pedindo pra Jesus as bênçãos sobre este lugar. Olha quem está aí petinho de Jesus... É Nossa Senhora Aparecida! Ela veio cobrir Nossa Casa com seu manto. Nossa Casa ficou bem pertinho da casa dela. Mãe Aparecida cobre-nos com Seu manto de amor. Abram os olhos. Quem gostou dessa Casa? Pois ela é sua, é responsabilidade sua rezar por ela e acompanhar sua construção.
Vamos rezar então uma Ave Maria pedindo por todos os servos da Renovação Carismática Católica? (terminar com uma oração).



ATIVIDADES SUGERIDAS:

- Entregar folhas em branco ou em formatos de coração para as crianças desenharem ou escreverem o que sentiram quando conheceram a foto da Sede Nacional da RCC, que será a Nossa Casa.

- Imagem de Nossa Senhora para elas colorirem e enfeitarem o manto com desenhos delas e da Sede Nacional da RCC.







- Fazer uma Nossa Senhora Aparecida com garrafa PET e uma maquete pequena em forma de cruz da sede nacional da RCC.

Nenhum comentário: