18 de jan. de 2016

CAÇA TESOUROS OBRAS DE MISERICÓRDIA


Objetivo: Vivenciar o amor e a misericórdia de Deus ao próximo


Material:
  • Papel cartão (usaremos as cores do querigma)
  • Tesoura
  • Cola
  • Charadas
  • Locais para esconder as fichas
  • Histórias bíblicas – sobre amor de Deus e misericórdia.
  • Adolessantos e crianças para serem os caçadores do tesouro


Primeiro passo: Deverão ser feitas 14 pistas para chegarem ao tesouro; optamos por quatorze pistas, pois são sete obras de misericórdia corporais e sete obras espirituais.
Portanto, usaremos 14 pedaços de papel cartão de cada cor, lembrando que as cores são para identificar os grupos, ou seja, caso haja apenas 3 grupos usaremos apenas 3 cores
Pegamos uma folha sulfite e dividimos em 4, fica um retângulo, este é o tamanho usado para recortar os papéis cartões.


QUAL SERÁ A MISSÃO DO GRUPO?
Desvendar as charadas para acharem as pistas, que em seus cartões encontrarão uma história bíblica, onde terão de organizar esta história e dizer sua importância; tanto da história quanto da experiência de se trabalhar em grupo.


CHARADAS
– Importantes que sejam criativas e às vezes lógica (só às vezes, pois é legal ver eles pensado bastante)


Vamos ao primeiro passo:
O primeiro cartão é entregue ao grupo para dar o ponta pé inicial à caça, e nele estará a primeira charada,  apenas a charada.
Ex.: “corre, corre, corre, dá várias voltas, mas não sai do lugar?”
Resposta: relógio (lembrando que as respostas não devem estar em nenhuma das fichas), eles encontraram a segunda pista perto, ao lado ou no próprio relógio.
– 2ª pista.
No cartão da segunda pista será colado ou escrito a charada para se encontrar a terceira pista, além de um trecho da história bíblica.



HISTÓRIAS BÍBLICAS
Utilizar a história que fale do amor de Deus e da misericórdia.
O que fazer com ela?
Dividir em doze partes... Imprimir a história e corta em 12 tirinhas de papéis e cola nos 12 cartões... lembrando de misturar a ordem... para que depois em grupo eles organizem a história (ex.: na ficha 2, a parte do meio da historia, na 3 o final, na 12 o início, etc.)


ESCONDERIJO
Após cortados os cartões, coladas as charadas e os trechos da história, é hora de esconder as fichas, lembrando que uma ficha depende da outra para ser encontrada.
Então na primeira ficha terá a charada para encontrar a ficha segunda, que terá a charada para achar a terceira e assim por diante!
Escondidas as fichas, é hora de começar a brincadeira
Divida o pessoal em grupos de 4, 6, 9, integrantes escolham a cor de cada grupo, entregue o primeiro cartão a cada um dos grupos e boa diversão!

Obs.: Quando fizer, colocar pistas diferentes para os grupos, para não facilitar.

Importante: Se no decorrer da busca pelas pistas encontrarem alguma ficha, que não seja a que procura (ex.: estou procurando a 4, mas passei e achei a 6), lembre-os que não vale, deixe onde ela está e valerá apenas quando estiver na vez de procurar a 6, e também os lembre de não mexerem nas fichas dos outros grupos (como penalização pode tirar pontos, etc.)

Vence o grupo que primeiro achar as pistas e montar a história.
No final cada grupo apresenta o que aprendeu.
Se tiver um tesouro faça a entrega, porém caso não tenha o que colocar, fale que o maior tesouro é vivenciar o amor e as obras de misericórdia com o próximo.


PASSAGENS BÍBLICAS, PARA MONTAR AS PISTAS.


Lucas 6,36, Baruc 4, 36b, Ato dos Apóstolos 6,36


Efésios 2,4, Tito 3,5, Hebreus 4,16, Tiago 3,17



Nenhum comentário: