22 de abr. de 2014

Partilhando a vida

O blog menino Jesus bate um papo com a Márcia de Fátima Silveira Leite Nunes do Espírito Santo, a tia Márcia de Itu, que hoje coordena o MC na diocese de Jundiaí e participa dos GO São Camilo e GO e GOI Ruah.



BMJ - Há quanto tempo você atua no ministério para crianças?


MÁRCIA - Faz uns nove anos... No GO Ruah , Paróquia São Luiz Gonzaga de Itu, tinha uma 'tia' que 'ficava' com as crianças, todas as semanas, mas ela teve um problema e deixou o GO e a salinha também. Dai algumas mães deixaram de ir ao GO, porque não tinham com quem deixar as crianças.  Numa reunião de perseverança, próximo ao dia das mães, eu falei para o Coordenador do GO: "Não podemos abandonar as crianças, que exemplo de comunidade estamos dando? Vamos revezar entre três ou quatro servos para receber as crianças." Bem, neste ponto eu não sabia nada sobre evangelização, mas comecei a buscar e, por graça de Deus, em novembro daquele ano, a Fábia (coordenadora da cidade) trouxe para Itu, a Ana Paula Silveira Gericó Speri e sua turma... trazendo-nos uma 'avalanche' de informações sobre evangelização infantil. A partir daí, juntamente com outras evangelizadoras da cidade, não paramos mais de buscar formações.

BMJ - Quer dizer que de uma dificuldade Deus providenciou uma solução ainda melhor do que era a realidade anterior?

MÁRCIA - Certamente. Por não acomodar-se com a situação em que nos encontrávamos, Deus suscitou em meu coração uma forma de acolher as crianças tão amadas por Ele. E pelo nosso sim, foi colocando em nosso caminho, tantas possibilidades de aprendermos a evangelizá-las... é o cuidado de Deus para com aqueles que O amam. E tudo vai acontecendo de forma abençoada!

BMJ – Você assumiu recentemente a coordenação do MC em sua diocese. Conte-nos como está sendo esta experiência.

MÁRCIA - Creio que cada criança que passar por nós, deve experimentar o 'cheiro de Jesus', ter a alegria de Jesus Menino... mas para isso acontecer, o evangelizador de criança, precisa experimentar isso também, aliás, não só o evangelizador de criança, mas todos os servos, devem se dar oportunidade para experimentar Jesus, como uma criança. Na Diocese Jundiaí, temos muitos Grupos que ainda não tem representante do MC e no final de Março/14, tivemos uma formação diocesana, onde vários participantes, ainda não integrantes do MC, atenderam o convite e ficaram maravilhados. Jesus nos pede para anunciar... então creio que meu papel, neste momento, seja chamar as pessoas para aprender a anunciar, para relembrar como anunciar e até mesmo chamá-las para voltar a ser criança, para VIVER uma experiência com Jesus, de forma 'transbordante', que não conseguirá mais ficar parado e movimentar-se para anunciar a Boa Nova aos pequeninos.

BMJ - Você lembrou bem. No final de março tivemos um encontro em sua Diocese. A proximidade desse encontro em Jundiaí com o Encontro Estadual no final de maio você encara como um facilitador, no sentido de o povo estar motivado, ou ao contrário, pela proximidade o povo encontrará mais dificuldade em estar presente?

MÁRCIA - Certamente é um facilitador, pois os evangelizadores estão animados, querendo aprender mais ainda, e aqueles que não puderam participar do encontro em Jundiaí, estão motivados para viver essa experiência e para tanto, faremos algumas ações: nos moldes da 
JMJ: vender salgadinhos, trufas, etc., para arrecadar verba para o transporte e quem sabe auxiliar no valor da inscrição. Porque o mais importante nós temos, que é o SIM de cada um, então vamos concentrar esforços para viabilizar a ida desse povo para o Encontro Estadual.

BMJ - Para finalizar nossa breve conversa, deixe seu recado para os demais coordenadores diocesanos do MC e para os coordenadores dos GOI com relação a este Encontro Estadual.

MÁRCIA - Como os primeiros cristãos estavam sempre reunidos, para ouvir Jesus... (At 2,42)  nós também temos que ter empenho para estarmos nos ensinos oferecidos, pois a cada Encontro a maneira a ser exposto, poderá ser diferente, nosso coração estará recebendo diferente, estaremos mais maduros, mais convertidos... SEMPRE aprenderemos alguma coisa. Vivenciamos agora na Semana Santa, quando Jesus convida Pedro, Tiago e João para orar e eles dormem. No GOI as crianças perguntaram-me: "Tiaaaa, eles estavam com Jesus e preferiram dormir??!" E com essa pergunta das crianças, deixo a MOTIVAÇÃO para cada coordenador, como sendo o próprio JESUS NOS CONVIDANDO para essa formação e qual será a nossa resposta? Minha resposta é SIMMMM, estarei lá, levando o maior número de evangelizadores, catequistas, madrinhas, enfim quem tem um olhar para os pequeninos, tão amados por Jesus! Para que possamos transmitir às crianças o imennnnnso amor, que o Papai do Céu tem por nós!!!



Nenhum comentário: